Página
Inicial >>
Escola da Fé
Aula do dia: 25/06/2009
NOTÍCIAS
- Papa Bento XVI concede o Pálio a Arcebispos brasileiros na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
- Bispos do Brasil discutirão Palavra de Deus em assembleia em 2010
- CNBB repudia a corrupção e a impunidade
- Igreja apresenta retrato da sua ação social
- Oração do Papa Bento XVI para o Ano Sacerdotal
- Padre Pio é o Padre de Ars dos nossos dias", diz Postulador de franciscanos
- Congregação para o Clero lança nova página Web dedicada ao Ano Sacerdotal
- Pais de sêxtuplos rechaçaram aborto e esperam pronta alta de seus filhos prematuros
- Cardeal Rouco preside renovação da Consagração da Espanha ao Sagrado Coração de Jesus
- Episcopado dos EUA premiado por defesa de menores contra abusos
Papa Bento XVI concede o Pálio a Arcebispos brasileiros na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Durante a Missa, trinta e quatro arcebispos receberão o pálio. Entre eles, estão os arcebispos de Teresina (PI), Dom Sérgio da Rocha; de Botucatu (SP), Dom Maurício Grotto de Camargo; de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira; e de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta. O Pálio é um símbolo que manifesta a particular união do arcebispo que o recebe com o Bispo de Roma. Trata-se de uma faixa branca de lã colocada sobre os ombros, que representa o Bom Pastor que leva consigo o cordeiro até dar a própria vida, como o recordam as seis cruzes pretas bordadas no paramento.
Bispos do Brasil discutirão Palavra de Deus em assembleia em 2010
BRASÍLIA, segunda-feira, 22 de junho de 2009 (ZENIT.org).- Os bispos do Brasil dedicarão sua assembléia geral de 2010 ao tema da Palavra de Deus, em linha com o Sínodo da Palavra de 2008 e a esperada exortação apostólica pós-sinodal que o Papa deve publicar em breve. A reunião episcopal, que acontecerá em Brasília por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional, está agendada para os dias 3 a 10 de maio, enfocando “Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo”; informa a Sala de Imprensa da CNBB. O organismo discutirá ainda uma Mobilização Bíblica Nacional.
Na reunião dos responsáveis da CNBB também se definiu o tema da Campanha da Fraternidade da Igreja no Brasil em 2011. Será “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”. Na edição de 2010, a Campanha será ecumênica e terá como tema “Economia e vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, escolhido no ano passado.
CNBB repudia a corrupção e a impunidade
Num instante em que o Senado encontra-se imerso em denúncias, a CNBB divulgou uma nota de repúdio à corrupção. Sob o título “A Superação da Corrupção na Política: Salvaguarda da Ética e da Democracia”, o texto abre com uma citação bíblica (Timóteo 6,10):
“Na verdade, a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro”.
O documento manifesta a “indignação” da entidade máxima da Igreja “diante das repetidas acusações de corrupção”.
Classifica “a corrupção e a decorrente impunidade” como as “grandes ameaças ao sistema democrático”.
Realça o fato de que “raramente se tem notícias sobre a restituição dos recursos e bens públicos usurpados”.
“A superação da corrupção exige pessoas e partidos com perfil íntegro para o exercício do mandado público”.
A Igreja defende a “reforma política”, um projeto que, no vaivém do Legislativo, foi mandado à cova pela enésima vez.
Conclama a sociedade a se engajar num “projeto de lei de iniciativa popular” que trate da reforma natimorta e também da vida pregressa dos candidatos –“Projeto Ficha Limpa”.
Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Luiz Soares Vieira e Dom Dimas Lara Barbosa –respectivamente presidente, vice e secretário-geral da CNBB.
Igreja apresenta retrato da sua ação social
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=73672
As instituições sociais da Igreja Católica dão resposta a mais de meio milhão de situações de carência e empregam mais de 23 mil pessoas, um número que poderá ser maior, uma vez que o voluntariado, não quantificado, é uma dimensão com alargada presença na ação social da Igreja. Estes são alguns dos resultados apresentados esta manhã ao episcopado português nas Jornadas pastorais que decorrem em Fátima, onde os bispos estão a refletir sobre a ação social da Igreja. O resultado provém de um estudo realizado pela Universidade Católica Portuguesa.
Os trabalhos se destinam a idosos e crianças, havendo ainda tóxico dependência, doentes de sida, deficientes. O apoio domiciliário abrange 25 700 situações. Só no ano de 2007, foram apoiadas 513 mil situações. No entanto a este número, se deve atender o fato de apenas metade dos Centros Sociais Paroquiais terem respondido (cerca de 50% dos existentes).
"Não é senso de todas as instituições", uma vez que as respostas obtidas representam cerca de 70% das conferências Vicentinas e cerca de 50% dos Conselhos Sociais Paroquiais.
necessidade de criar respostas inovadoras.
Oração do Papa Bento XVI para o Ano Sacerdotal
ORAÇÃO PARA O ANO SACERDOTAL
Senhor Jesus,
Vós quisestes dar a Igreja, em São João Maria Vianney, uma imagem vivente e uma personificação da caridade pastoral.
Ajudai-nos a viver bem este Ano Sacerdotal, em sua companhia e com o seu exemplo.
Fazei que, a exemplo do Santo Cura D’Ars, possamos aprender como estar felizes e com dignidade diante do Santíssimo Sacramento, como seja simples e quotidiana a vossa Palavra que nos ensina, como seja terno o amor com o qual acolheu os pecadores arrependidos, como seja consolador o abandono confiante à vossa Santíssima Mãe Imaculada e como seja necessária a luta vigilante e fiel contra o Maligno.
Fazei, ó Senhor Jesus que, com o exemplo do Cura D’Ars, os nossos jovens possam sempre mais aprender o quanto seja necessário, humilde e glorioso, o ministério sacerdotal que quereis confiar àqueles que se abrem ao vosso chamado.
Fazei que também em nossas comunidades, tal como aconteceu em Ars, se realizem as mesmas maravilhas de graça que fazeis acontecer quando um sacerdote sabe “colocar amor na sua paróquia”.Fazei que as nossas famílias cristãs saibam descobrir na Igreja a própria casa, na qual os vossos ministros possam ser sempre encontrados, e saibam fazê-la bela como uma igreja.
Fazei que a caridade dos nossos pastores anime e acenda a caridade de todos os fiéis, de tal modo que todos os carismas, doados pelo Espírito Santo, possam ser acolhidos e valorizados.
Mas, sobretudo, ó Senhor Jesus, concedei-nos o ardor e a verdade do coração, para que possamos dirigir-nos ao vosso Pai Celeste, fazendo nossas as mesmas palavras de São João Maria Vianney:
Eu Vos amo, meu Deus, e o meu único desejo é amar-Vos até o último suspiro da minha vida.
Eu Vos amo, Deus infinitamente amável, e prefiro morrer amando-Vos a viver um só instante sem Vos amar.
Eu Vos amo, Senhor, e a única graça que Vos peço é a de amar-Vos eternamente.
Eu Vos amo, meu Deus, e desejo o céu para ter a felicidade de Vos amar perfeitamente.
Eu Vos amo, meu Deus infinitamente bom, e temo o inferno porque lá não haverá nunca a consolação de Vos amar.
Meu Deus, se a minha língua não Vos pode dizer a todo o momento que Vos amo, quero que o meu coração Vo-lo repita cada vez que respiro.
Meu Deus, concedei-me a graça de sofrer amando-Vos e de Vos amar sofrendo.
Eu Vos amo, meu divino Salvador, porque fostes crucificado por mim e porque me tendes aqui em baixo crucificado por Vós.
Meu Deus, concedei-me a graça de morrer amando-Vos e de saber que Vos amo.
Meu Deus, à medida que me aproximo do meu fim, concedei-me a graça de aumentar e aperfeiçoar o meu amor.
Amém. S. João Maria Vianney
Padre Pio é o Padre de Ars dos nossos dias", diz Postulador de franciscanos
Roma, 19/06/2009 (ACI).- Na véspera da visita do Papa Bento XVI a São Giovanni Rotondo onde estão os restos mortais de São Pio da Pietrelcina; o postulador dos franciscanos capuchinos, Pe. Floreio Tessari, assinalou que este santo sacerdote "é o padre do Ars de hoje" porque ambos viveram tendo como centro de tudo a Eucaristia e se entregaram aos seus fiéis no confessionário.
Em entrevista concedida ao L'Osservatore Romano, o P. Tessari ressaltou, ao iniciar o Ano Sacerdotal decretado pelo Papa Bento XVI em ocasião do 150º. aniversário da morte de São João Maria Vianney, as similitudes deste santo com o Padre Pio da Pietrelcina, santo estigmatizado a quem o Pontífice visitará este domingo 21 de junho.
"O Santo Padre de Ars fazia a mesma coisa que o Padre Pio: celebrava a Eucaristia e ficava à disposição para administrar o sacramento da reconciliação. Quem chegava a São Giovanni Rotondo, procurava o Padre Pio como quem procurava o Padre de Ars. Iam para a celebração da Eucaristia e para o sacramento da Reconciliação", comentou.
Congregação para o Clero lança nova página Web dedicada ao Ano Sacerdotal
Vaticano, 19/06/2009 (ACI).- A Congregação para o Clero lançou hoje uma página Web dedicado ao Ano Sacerdotal que esta tarde inaugurou o Papa Bento XVI na Basílica de São Pedro: http://annussacerdotalis.org/
Pais de sêxtuplos rechaçaram aborto e esperam pronta alta de seus filhos prematuros
Belfast, 18/06/2009 (ACI).- Uma mãe de sêxtuplos, concebidos sem fertilização in vitro, na Irlanda do Norte revelou que junto ao seu marido rejeitaram o conselho dos médicos para abortar vários de seus filhos e hoje esperam que seus seis "maravilhosos presentes de Deus" sejam dados de alta.
Os seis filhos de Austin e Nuala Conway, que se confessam católicos, nasceram 14 semanas antes do tempo previsto para uma gravidez normal, por cesárea. Agora se encontram em cuidados intensivos, em condição estável.
Em um momento da gravidez, os médicos lhes explicaram os riscos de um parto múltiplo e, conforme recorda Nuala, eles "tomaram um par de dias para pensá-lo, mas sabíamos sem discussão o que queríamos".
Os filhos dos Conway, quatro meninas e dois meninos, receberam os nomes da Ursula, Austin, Shannon, Karla, Eogan e Kerrie.
Os Conway tentaram conceber por muito tempo mas tinham problemas. "Estes meninos são um presente maravilhoso de Deus", sustenta a mãe e assegura que está "apaixonada por cada um deles". "Apaixonei-me quando estavam no útero. Quando sentia seus chutes", indicou.
Os menores pesaram pouco mais do meio quilograma ao nascer, e os maiores pouco menos de um quilograma. No parto participou uma equipe de 38 pessoas.
Cardeal Rouco preside renovação da Consagração da Espanha ao Sagrado Coração de Jesus
MADRI, 22/06/2009 (ACI).- O Arcebispo de Madrid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, o Cardeal Antonio María Rouco Varela, presidiu este fim de semana a Eucaristia na Colina dos Anjos, em Getafe, onde se renovou a Consagração da Espanha ao Sagrado Coração de Jesus, feita há 90 anos atrás.
Em sua homilia diante dos 20 mil fiéis presentes, precisa o jornal ABC, o Cardeal advertiu que "o caminho da descristianização não conduz a nenhum futuro de salvação e de verdadeira felicidade para o homem". Por essa razão, acrescentou "renovamos hoje aquela solene consagração" que "fizeram nossos antepassados". E "nós o fazemos pedindo [ao Sagrado Coração] por todas as famílias de nossa pátria e por todos os espanhóis que nos conceda por meio de seu Espírito nos robusteça no profundo de nosso ser, que Cristo habite pela fé em nossos corações, que o amor seja nossa raiz e nosso alicerce".
A Eucaristia foi concelebrada pelo Núncio na Espanha, Dom Manuel Montero del Castro, e o Cardeal Antonio Cañizares, Prefeito da Congregação para o Culto Divino, entre outros prelados.
Episcopado dos EUA premiado por defesa de menores contra abusos
WASHINGTON DC, 18 Jun. 09 (ACI) .- A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) recebeu um prêmio por seu trabalho em defesa dos menores contra abusos, outorgado pela American Professional Society on the Abuse of Children (APSAC) que reconhece assim o trabalho dos bispos através do programa Brycs (Serviço de Refúgio para jovens e crianças).
O Prêmio de Competência Cultural ante o Mau trato Infantil que outorga a APSAC a pessoas, organizações ou agências que contribuíram à luta contra os abusos de menores através de programas educativos.
A Vice-presidenta da APSAC, Viola Vaughan-Eden, precisa que o programa Brycs "oferece numerosos serviços, em particular via Web, relacionados ao impacto da migração sobre o bem-estar das crianças" nos quais se busca sempre "acautelar os abusos contra menores e alentar o bem-estar das crianças através de serviços para menores refugiados e suas famílias, reduzindo ao mínimo os casos de abuso".
Mais informação (em inglês): http://www.brycs.org
Data Publicação: 25/06/2009
| Imprimir |   
| Enviar para um amigo |
|
| |
|